top of page
Emídia

Emídia

Os registros historiográficos sobre a memória de Nhá Emídia, Santa Emídia, Nega Emídia, Nega Jacinta apresentam a popular benzedeira Emídia, sertaneja vivida na região de Três Barras, localidade de Santa Catarina. Emídia fazia benzimentos, rezas, partos e curava doentes, considerada uma santa devido às atribuições de poder de cura pelos sertanejos que passavam por suas mãos.

Trabalhadores Ferrovia

Trabalhadores Ferrovia

Nilson Thomé (2009) relata, entre 1908 e 1910, a ocorrência de uma corrente migratória composta por grande número de descendentes de negros e de indígenas vindos principalmente da Bahia, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro e São Paulo como trabalhadores contratados para a abertura e construção da Estrada de Ferro São Paulo-Rio Grande.

Trabalhadores Madeireira

Trabalhadores Madeireira

Muitas pessoas na região trabalhavam em atividades envolvidas com a madeireira que se instalou na localidade do Contestado, junto com a obra da estrada de ferro São Paulo-Rio Grande construída pela Southern Brazil Lumber & Colonization Co. Inc., empresa que também colonizou a região.

As Tropas

As Tropas

O Brasil vivia um momento político de muitas desigualdades sociais, muitos movimentos sociais de resistência a essas desigualdades ocorreram ao longo do início da Primeira República, sendo o movimento do Contestado um deles. O movimento foi reprimido por expedições militares acionadas e deslocadas para desmobilizar o movimento. Ao longo dos quatro anos de conflitos morreram em decorrência dos ataques milhares de sertanejos.

Os Soldados

Os Soldados

Ao longo dos quatro anos de conflitos na região milhares de pessoas morreram e ficaram feridas, inclusive soldados. Assim como na população local, existiam muitos afrodescendentes e migrantes na composição dos quadros do exército designados para as ações nomeada pelo governo da República Federal como pacificação do Contestado.

Os Vaqueanos

Os Vaqueanos

Esta fotografia, atribuída a Claro Jansson (1915), durante a Guerra do Contestado, pode ser considerada uma das mais rememoradas em relação ao conflito, a “famosa foto dos vaqueanos da Serraria Lumber, em Três Barras (SC) 1915” (TESSER; 2016).

Família rendida

Família rendida

Os afrodescendentes participaram da formação identitária do Contestado desde a abertura dos caminhos dos tropeiros. Indicam levantamentos historiográficos que a grande maioria dos caboclos eram afrodescendentes e indígenas. Após o conflito, descendentes dos sertanejos que participaram das lutas no Contestado sobreviveram em situação precária.

Adeodato

Adeodato

Adeodato Manoel Ramos, filho dos sertanejos Manoel Telêmaco Ramos, conhecido como seu Teleme, muito religioso e responsável por rezas na região e de dona Maria, falecida quando Adeodato ainda era pequeno. Nasceu em 1887, na localidade de São José do Cerrito, àquela época um distrito do município de Lages, Santa Catarina. Foi o último comandante geral do movimento sertanejo do Contestado, capturado em 1916.

bottom of page