top of page
Buscar
Foto do escritorfcostaprofhistoria

Família rendida

Atualizado: 25 de nov. de 2018



Indicam levantamentos historiográficos que a grande maioria dos caboclos eram afrodescendentes e indígenas. Os afrodescendentes participaram da formação identitária do Contestado desde a abertura dos caminhos dos tropeiros, relata Thomé (2009). Segundo a historiadora Abi-Ramia (2016) e também Martins (1991), os descendentes dos sertanejos que participaram das lutas no Contestado sobreviveram em situação precária.

Passados mais de cem anos da Guerra do Contestado, onde morreram entre 10 mil e 15 mil pessoas, atualmente boa parte da região onde aconteceram os enfrentamentos é especialmente carente. Dos municípios de mais baixo Índice de Desenvolvimento Humano - IDH no Estado de Santa Catarina, cinco se localizam nesta região, índices que estão em contraste em relação às cidades do Estado localizadas na região litorânea.

Estes dados demonstram a concentração de recursos e oportunidades nas zonas urbanas e a falta de direcionamento de investimentos e promoção de políticas públicas efetivas para a população do Contestado, Esta falta de repasse de recursos pode ser percebida através de análise da distribuição de recursos no Estado nos dois quadros abaixo:


Índice de Desenvolvimento Humano -IDH de cidades envolvidas no Contestado


Podemos comparar o IDH de cidades envolvidas no Contestado com as localizadas no litoral de Santa Catarina:


No primeiro quadro acima estão os municípios catarinenses de Videira, Irani, Campos Novos, Caçador, Curitibanos e Três Barras localizados na região do Contestado, ambos com IDH baixos, exceto Videira, que ocupa a 8º posição no IDH do Estado. As outras cinco cidades estão entre os índices mais baixos se comparados aos municípios de Brusque, Balneário Camboriú, Joinville, Tubarão, Florianópolis, Itapema e São Francisco do Sul, localizados no litoral catarinense e com os melhores índices de IDH em Santa Catarina.


Abaixo você pode ler recorte de reportagem de jornal relacionado às diferenças de distribuição de renda entre os municípios catarinenses localizado no litoral e na região do Contestado:


Manchete de Jornal sobre distribuição de verbas em Santa Catarina


Fonte: Jornal O Estado de São Paulo, 13/02/2012.


Nesta reportagem publicada no jornal O Estado de São Paulo (2012), se noticia reconhecimento, por parte de parlamentares de Santa Catarina, de baixa distribuição de verbas federais na região do Contestado em relação ao litoral Catarinense. A falta de investimentos voltados para demandas da população desta região, de políticas públicas, reflete nos baixos índices de IDH apresentados nos quadros acima.

Soma-se à questão da dificuldade de acesso a bens, a precariedade da posse da terra e de meios eficazes de financiamento aos pequenos produtores rurais, precariedade que marca historicamente a região.





47 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page